Indicador iFlux - Nacional

Maio 2018

GREVE DOS CAMINHONEIROS IMPACTA FLUXO DE PESSOAS EM MAIO

14/06/2018

Em maio, o fluxo de pessoas em shopping registrou uma variação negativa de 1,4%, mesmo com os resultados positivos das semanas que antecederam o Dia das Mães. Tal resultado é consequência do impacto gerado pela greve dos caminhoneiros na última semana do mês, entre os dias 21 e 27 de Maio.

Só no período da greve, o fluxo de pessoas recuou 13% em comparação com o mesmo período no ano anterior. Com dificuldade para conseguir combustível e a menor circulação de transporte público, muitos consumidores preferiram ficar em casa.

A variação negativa se repetiu em várias capitais do Brasil com diferenças significativas. Na Grande São Paulo, o recuo foi de 8% enquanto no Rio de Janeiro e Recife a queda foi muito mais acentuada: - 24%.

Vale ressaltar a grande variação de resultados entre os shoppings. Do total de shoppings que compõem a análise, 46% apresentaram variação negativa, ou seja, tiveram redução no fluxo de maio de 2018 em relação ao ano anterior, 8% mantiveram-se estáveis e 46% tiveram variação positiva.

LEIA TAMBÉM OS RESULTADOS DO IFLUX POR REGIÃO

Variação mensal do fluxo em shopping

Maio - 2018

Fonte: IBOPE Inteligência / Iflux - Sistema Mais Fluxo